Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 2 Next »

DNS

DNS significa Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio). Esse sistema é usado para organizar e identificar domínios. O DNS fornece um nome a um ou mais endereços IP de um domínio. Por exemplo, o nome de domínio wolf.example.com pode ser convertido em 198.102.434.8. Isso ajuda as pessoas a lembrarem URLs e endereços de e-mail.

O DNS também é usado para identificar o local de entrega de um e-mail para um determinado endereço. Isso é feito com os Registros MX.

Nome de domínio

Nomes de domínio são nomes fáceis de lembrar (URLs e endereços de e-mail) associados a um ou mais endereços IP. Como uma página na web é definida por seu respectivo URL, ela pode ser transferida para outro endereço IP sem afetar os visitantes.

Exemplo: www.singlespeed.com

-singlespeed.com é o nome do domínio.
-.com é o domínio de nível superior.
-singlespeed é uma subdivisão de com e representa o domínio de nível secundário.
-www é um subdomínio (também conhecido como domínio de nível terciário ou CNAME).

O nome de domínio completo não pode exceder o total de 255 caracteres, mas alguns registros apresentam limites mais curtos.

Empresa de registro de domínios

As empresas de registro de domínio vendem nomes de domínio na internet (por exemplo, camisaazul.com.br ou comidaorganica.org). A maioria dessas empresas oferece um serviço de hospedagem além do registro.

Se a sua empresa de registro de domínios for diferente da de hospedagem, será necessário adicionar os servidores de nome do host à conta do registro. Por exemplo, se você adquirir um nome de domínio na namecheap.com (que oferece registro de domínio) e hospedar seu domínio na DynDNS (que oferece hospedagem de domínio), os servidores de nome da DynDNS (ns1.mydyndns.org e ns2.mydyndns.org) deverão ser adicionados à sua conta na namecheap.com.

Domínio de nível superior

Os domínios de nível superior são a última parte de um nome de domínio, ou seja, as letras depois do último ponto. Estes são alguns exemplos: br biz com org edu us ca fr de travel local es pl

Domínio de nível secundário

Os domínios de nível secundário estão logo abaixo dos domínios de nível superior. Alguns exemplos comuns são:

Nivel sec.jpg

Domínio de nível terciário

Os domínios de nível terciário também são conhecidos como subdomínios e CNAMEs. Em um URL, o subdomínio é inserido antes do nome de domínio. Veja alguns exemplos:

Nivel terc.jpg

Host de domínio

Os hosts de domínio executam os servidores DNS do seu domínio. Isso inclui registros A, registros MX e registros CNAME. A maioria dos hosts de domínio também oferece o registro de nomes de domínio.

Registro A

Registros A (também conhecidos como registros host) são os registros centrais de DNS. Esses registros vinculam um domínio, ou subdomínio, a um endereço IP.

Não existe necessariamente um registro A para cada endereço IP e vice-versa. Vários registros A correspondem a um único endereço IP, onde uma máquina pode atender a diversos sites. Em alguns casos, um único registro A pode corresponder a vários endereços IP. Isso pode facilitar a tolerância a falhas e a distribuição de carga, além de permitir que um site altere sua localização física.

Registro NS

Os registros do servidor de nomes determinam quais servidores comunicarão as informações de DNS de um domínio. Dois registros NS devem ser definidos para cada domínio. Normalmente, há um registro do servidor de nomes principal e outro secundário. Os registros NS são atualizados junto à empresa de registro de domínio e levam de 24 a 72 horas para entrar em vigor.

Se a empresa de registro do seu domínio for diferente da sua empresa de hospedagem, o host fornecerá dois servidores de nomes que poderão ser usados para atualizar os registros NS na empresa de registro de domínio.

Se não tiver certeza de quem esta hospedando seu domínio, faça uma consulta NS gratuita. Veja como: 

-Clique aqui
-Digite seu nome de domínio na ferramenta.
-Clique em Consultar.

Exemplo de resultado (mostrando que name-services.com é o host de domínio de mightydinosaur.com):

nameserver de mightydinosaur.com = dns1.name-services.com.

Registro MX

Os registros Mail Exchange (MX) fazem o envio de e-mails para os servidores de um domínio e são listados em ordem de prioridade. Se um e-mail não puder ser entregue usando o principal registro de prioridade, o segundo registro de prioridade será usado e assim por diante.

Se desejar verificar o status dos registros MX, realize uma consulta MX gratuita. Veja como:

-Acesse http://www.mxtoolbox.com/
-Digite seu nome de domínio no campo.
-Clique em MX Lookup

Exemplo de resultado (mostrando que o e-mail de mightydinosaur.com está direcionado ao Google):

Registro MX de mightydinosaur.com = 10 aspmx.l.google.com.

Registro CNAME

Registros de nomes canônicos são aliases dos registros A. Para cada registro CNAME, você pode selecionar um alias e um host.

Se quiser verificar o status do seu registro CNAME para publicação na web, você poderá executar uma consulta CNAME gratuita. Veja como:

-Acesse http://www.mxtoolbox.com/CNAMELookup.aspx
-Digite seu nome de domínio no campo.
-Clique em CNAME Lookup

Exemplo de resultado (mostrando que o subdomínio de start.mightydinosaur.com está apontando para ghs.google.com):

Pesquisa de DNS (CNAME) de start.mightydinosaur.com.

Itens retornados: 1

Endereço IP

O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública.

Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio, tal como "www.wikipedia.org". Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS. Este processo de conversão é conhecido como resolução de nomes de domínio.

URLs personalizados

URLs personalizados, ou URLs curtos, tornam o uso da internet mais fácil. Um URL personalizado permite a você e a seus usuários acessar a página de login para serviços no seu domínio com um endereço simples e fácil de lembrar.

Em vez de pedir aos usuários que visitem http://www.google.com/calendar/a/your_domain.com para fazer login em suas agendas, você pode criar um URL mais curto e personalizado.

Url pers.jpg 

Alias de domínio

Aliases de nome de domínio são nomes adicionais de domínio associados ao seu domínio principal.

Alguns usos comuns:

-Adicionar um alias de domínio para cobrir outros domínios de nível superior. Se seu nome de domínio for theurbanexperience.org, será recomendável ter os aliases theurbanexperience.com e theurbanexperience.us.

-Adicione um alias de domínio para ajudar as pessoas que digitam incorretamente o nome do seu domínio. Se o nome do seu domínio for theurbanexperience.org, será recomendável ter os aliases urbanexperience.org, theurbanexperiment.org e urbanexperiences.org.

-Adicione um alias de domínio para receber e-mails endereçados a dois domínios separados em uma única caixa de correio. Se receber e-mails em dois nomes de domínio, como admin@bradford.com e admin@clarkston.com, você poderá ter o alias de clarkston.com como bradford.com e os e-mails enviados para qualquer um dos endereços será entregue em admin@bradford.com.

Diretório WHOIS

O diretório WHOIS é uma listagem pública de nomes de domínio e das pessoas e organizações associadas a cada um deles.

Como medida de privacidade, alguns proprietários de nome de domínio preferem ocultar suas informações pessoais do diretório WHOIS, assim como algumas pessoas pedem que seu número de telefone não seja inserido em uma lista telefônica local.

O diretório WHOIS é usado para determinar o proprietário e os endereços IP do nome do domínio. Existem muitos diretórios gratuitos disponíveis na internet. As informações fornecidas no diretório WHOIS incluem um endereço de correspondência e um número de telefone.

Acesse um diretório WHOIS: http://www.mxtoolbox.com/Whois.aspx

  • No labels